segunda-feira, 31 de maio de 2010

penne berinmafu




ingredientes

250g de tofu
200g de penne integral
1 lata de tomates pelados
1 berinjela média com casca
2 cebolas médias
3 dentes de alho
3 azeitonas pretas
gengibre
azeite
óleo de milho
sal a gosto

broto vegetal

Corte a berinjela em cubos médios e coloque-a em uma vasilha com água até cobri-la por inteiro. Tampe e deixe na geladeira por 24h antes do preparo.


modo de preparo

Coloque água para ferver em uma panela para fazer o macarrão. O tempo de preparo do molho é similar ao do cozimento da massa.

Corte as cebolas em rodelas finas. Coloque-as em uma panela de forma a cobrir o fundo e acrescente o azeite. Ligue o fogo na temperatura média. Acrescente o óleo de milho. Deixe-as dourar sem mexê-las. Enquanto isso, retire a berinjela do pote. Reserve a água. Corte o gengibre em cubos mínimos (o menor que você conseguir). Quando 1/3 da cebola estiver tostada (o fato de não mexê-las durante o processo, faz com que doure de forma irregular), acrescente a berinjela e o gengibre. Tampe a panela e deixe refogar por dois minutos. Mexa o conteúdo com uma colher de pau. Acrescente o tomate pelado e amasse-o levemente. Mexa novamente e deixe ferver por mais dois minutos com a panela tampada. Ponha a água da berinjela, o sal, os dentes de alho e as azeitonas cortados em cubos mínimos. Mexa e deixe ferver com a panela tampada por cinco minutos. Acrescente com delicadeza o tofu cortado em cubos médios. Mexa das extremidades para o centro, de baixo para cima, com cuidado, até obter homogeneidade. Mais cinco minutos de fervura em fogo baixo com a panela tampada.

Pronto. Coloque o penne em prato fundo e cubra com uma quantidade generosa de molho. É só servir.

Leve à mesa uma tigela com algum broto vegetal para acompanhar o prato.

rendimento: 4 porções

tempo médio de preparo: 15 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário